quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Conhecendo os 5Rs.

* Reciclagem é um termo utilizado para indicar o reaproveitamento ou a reutilização de um material que por algum motivo foi rejeitado. A partir da reciclagem diminuem a quantidade de lixo que é jogada na natureza e a quantidade de energia e de matéria-prima que é utilizada para a produção de novos produtos.
No Brasil, cerca de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente, sendo que apenas 2% desse lixo é reciclado. Agora se somarmos toda a produção mundial de lixo diário, veremos números assustadores.
É extremamente importante que nossos alunos se conscientizem e tenham ações práticas que reduzam o seu impacto sobre o planeta Terra. Para isso é imprescindível que eles saibam o que significam os 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar). Abaixo listaremos o significado dos 5 Rs e como o professor pode trabalhá-los em sala de aula.
1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Será que algumas vezes você consome por impulso e acaba cometendo desperdício? Ao invés de comprar algo novo, você não poderia reaproveitar algo que já tem? Você compra um tênis, um computador, uma peça de roupa nova, mas o que você faz com os antigos? Você os reaproveita ou joga no lixo comum? Como você descarta o lixo na sua casa? Você separa embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, jogando no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável? Essas e outras perguntas podem ser feitas aos alunos a fim de que eles repensem a maneira como estão consumindo e também como estão descartando o lixo que produzem.
2º R: Reduzir. Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. Uma forma de reduzir é: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; usar a criatividade e fazer bijuterias, brinquedos e presentes personalizados utilizando materiais recicláveis; utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas; utilizar lâmpadas econômicas, etc.
3º R: Recusar. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e sempre fique atento às datas de validade dos produtos. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas incandescentes.
4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, pois, assim, você preserva muitas árvores.
5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.
Após esclarecer e discutir com os alunos o significado dos 5 Rs, o professor pode propor um seminário, no qual os alunos apresentarão às outras turmas da escola o que aprenderam e quais atitudes práticas devemos tomar no dia a dia para termos um mundo mais sustentável.

- Lucas Emanuel

5Rs


- Lucas Emanuel

- Lucas Emanuel

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Filme: A Lei da Água - Novo Código Florestal

Sinopse

Documentário revela a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil e o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso em 2012. Agricultores, ambientalistas, cientistas e ruralistas apresentam técnicas sustentáveis e revela informações de casos no qual a degradação ambiental impede a continuidade de qualquer tipo de cultivo e a criação de animais.

Curiosidades

  • A Lei da Água foi o filme de encerramento da Virada Sustentável de 2014, movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade do Brasil.
  • O longa estreia numa época em que o Brasil vive uma crise hídrica.
  • A produção foi financiada pelas ONGs WWF, SOS Mata Atlântica, ISA, IDS e Bem Te Vi Sustentabilidade.
  • O documentário teve orçamento de cerca de R$ 300 mil.
  • As filmagens duraram 16 meses.


- Mayara Andrade

Os 5Rs da Gestão Ambiental

A prática do 5R leva a repensar os hábitos de consumo e descarte e rever gastos e hábitos, estilo de vida e consumismo. Pensar na real necessidade da compra de determinado produto, antes de comprá-lo. Depois de consumir, praticar a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, por exemplo. Jogar no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evitar o desperdício de alimentos. Utilizar também produtos de limpeza biodegradáveis. Adquirir produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente). Preferir embalagens de papel e papelão. Mudar hábitos de consumo e descarte. Desmistificar igualmente a ação de “jogar fora”, porque na maior parte dos casos, o “fora” não existe.

- Mayara Andrade

O que é Meio Ambiente:

Meio ambiente envolve todas as coisas vivas não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes.
Na ecologia, o meio ambiente é o panorama animado ou inanimado onde se desenvolve a vida de um organismo. No meio ambiente existem vários fatores externos que têm uma influência no organismo. A ecologia tem como objeto de estudo as relações entre os organismos e o ambiente envolvente.
Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos  como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.
Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

- Mayara Andrade

- Jessica Ferreira

Pelo fim dos lixões

Estima-se que o brasileiro produza por dia um quilo de resíduos sólidos. Esta seria a quantidade de embalagens, restos de alimentos e outros tipos de materiais que o cidadão joga no lixo diariamente. Em 2013, este volume todo somado chegou a 76 milhões de toneladas.

Apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS) já ter entrado em vigor e ter estabelecido agosto de 2014 como prazo para que resíduos sólidos e rejeitos tivessem destinação final ambientalmente adequada, em muitas cidades do Brasil os lixões ainda estão funcionando livremente.  

Com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a reduzir a geração de resíduos e estimular ao máximo o reaproveitamento, reciclagem e compostagem, foi lançado este mês, em São Paulo, o Programa Sou Resíduo Zero, idealizado pela consultoria Eccaplan

A iniciativa está baseada em cinco pilares: não geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem. As empresas que aderem ao programa desenvolvem uma série de ações para modificar seu modo de lidar com o lixo. Para ajudá-las neste desafio, a Eccaplan criou ferramentas como mapas, infográficos, selos e certificações. 

Os resíduos potencialmente recicláveis, gerados pelas empresas do Sou Resíduo Zero, são coletados por cooperativas de catadores e o rejeito orgânico (resto de comida) é destinado à compostagem e produção de adubo. Segundo a organização Zero Waste International Alliance (ZWIA), da qual o programa brasileiro é parceiro, para que empresas e comunidades sejam consideradas bem sucedidas na implementação da iniciativa, elas precisam desviar de aterros e incineradores mais de 90% de seus resíduos.

- Jessica Ferreira

Google vai medir como você e as cidades respiram

Além de explorar os mais diversos lugares do mundo através de imagens panorâmicas, ajundando-nos a localizar endereços com facilidade, o Google Street View agora vai medir a qualidade do ar que respiramos.

Recentemente, o Google fechou uma parceria com a Aclima, uma empresa americana que desenvolve tecnologias ambientais, para equipar seus carros com sensores capazes de monitorar a concentração de poluição na atmosfera.

A investida abre caminho para a geração de mapas de alta resolução sobre a qualidade do ar nas cidades e promete aumentar o entendimento sobre o fluxo dos principais poluentes a nível local.

Os primeiros testes pilotos já começaram e contam com apoio da NASA e da Agência Espacial Americana (EPA, em inglês).

Durante todo o mês de junho, três carros do Street View percorreram a cidade de Denver, no Colorado, medindo as concentrações de monóxido de carbono, dióxido de azoto, ozônio, dióxido de carbono, metano e compostos orgânicos voláteis (COVs) — poluentes atmosféricos que podem afetar a saúde humana ou induzir alterações climáticas.

Nas próximas semanas, a Aclima e o Google vão expandir o mapeamento do ar para a cidade de São Francisco e trabalhar com comunidades locais e cientistas para explorar aplicações para esta nova ferramenta ambiental.

- Jessica Ferreira

Dicas fáceis

Reutilização

-  Anne Caroline

O que é reutilizar?

Reutilizar é o uso de um produto mais de uma vez, independentemente de ser na mesma função ou não. Em contrapartida, a reciclagem consiste na reintrodução do produto no sistema produtivo, dando origem a um produto diferente do inicial, mas com características similares ao do produto original, ou seja, serve apenas de matéria prima.

- Anne Caroline.

26 Coisas que você pode reutilizar em casa

1. Reutilize cobertores e toalhas. Caso você tenha animais, estique os cobertores e toalhas em um local onde eles possam sentar e dormir. As toalhas velhas também podem se tornar panos de chão;
2. As sementes de frutas e vegetais não precisam ir para o lixo. Plante-as no quintal ou em pequenos vasos e faça uma horta caseira;
3. Essa é para reutilizar a energia do calor. Em épocas frias, após utilizar o forno do fogão, deixe a porta do mesmo aberta para esquentar o ambiente, após desligá-lo;
4. A borra de café pode ser ótima aliada para o crescimento sadio de suas plantas;
5. A árvore de natal pode ser reutilizada a cada ano, mas também pode servir de habitat para os pássaros. Basta colocá-la na varanda de sua casa e esperar que os passarinhos se instalem nela (não pode ser árvore falsa);
6. Reutilize caixas de papelão e plástico bolha para acondicionar louças e itens frágeis quando for organizar uma mudança;
7. Aquele velho tapete pode ser restaurado e ganhar uma segunda vida. Existem lojas específicas que fazem esse trabalho;
8. Reutilize as sobras e cascas de alimentos e todo o material orgânico da sua casa fazendo a compostagem;
9. Reutilize embalagens de manteiga e margarina para guardar sobras de comida em geral;
10. Roupas velhas podem virar panos de limpeza. Também é possível transformar sua camiseta velha em uma bolsa sustentável;
11. Reutilize o recheio dos travesseiros e edredons velhos para fazer almofadas. Aproveite também para transformar as fronhas do travesseiro como trapos;
12. Guarde o papel de embrulho de algum presente recebido para usá-lo novamente quando for presentear alguém;
13. Utilize os jornais, revistas e outros produtos de papel para ajudar no transporte de itens frágeis;
14. Após as crianças brincarem em piscinas infantis montáveis, que não utilizam água clorada, reutilize a água para molhar plantas e arbustos;
15. Achou uma lata de tinta que já está há muito tempo no armário? Caso ela esteja dentro do prazo de validade, procure cômodos e objetos da sua casa que possam receber uma nova roupagem;
16. Recipientes de vidro com tampa podem servir para guardar sobras de comida ou acondicionarem um doce, como uma geleia;
17. Reaproveite sua escova de dentes na limpeza de lugares de difícil acesso;
18. Não sabe o que fazer com pães amanhecidos? Corte-os em fatias e leve-os ao forno para fazer uma deliciosa torrada. Também é possível picá-los e jogá-los no quintal para alimentar pássaros;
19. Com tampinhas de garrafa PET, é possível fazer o seu próprio jogo de damas, por exemplo. Basta coletar peças de duas cores diferentes;
20. Canudinhos plásticos devem ser evitados, mas caso você tenha alguns em casa, é possível transformá-los em miçangas;
21. Papel alumínio pode ser limpo com cuidado para poder acondicionar alimentos novamente;
22. CDs podem virar mosaicos, espelhos e outras coisas.;
23. As folhas secas, galhos e arbustos do seu quintal podem ser ótimos para afertilização do solo;
24. O tubo de pasta de dentes pode se transformar num pequeno porta-moedas;
25. Cascas de frutos do mar podem ser quebradas para decorarem o jardim;
26. Tubos de papel higiênico podem servir para crianças fazerem artesanato ou até para brincarem de boliche, substituindo os pinos. Seu cachorro ou gato também pode gostar de brincar com eles.

- Anne Caroline

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Benefícios

A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as 
futuras gerações.

- Daniel Alexandre

Ações relacionadas a sustentabilidade

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 

- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.

- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.


- Daniel Alexandre

Conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.


- Daniel Alexandre
 

Blogger news

Blogroll

About